O SOM DA MÚSICA: MINHA BANDA PODE SER MINHA VIDA IX

Wednesday, March 21, 2007

MINHA BANDA PODE SER MINHA VIDA IX

Verve

Esta música, parte integrante das Andaluz Aurora Demos, ainda não foi disponibilizada em sua versão integral em nosso repositório de mp3s no Ijigg. Só rola uma versão overall e instrumental no portal TramaVirtual. Mas eu já gravei as linhas vocais e pretendo colocar o negócio no ar qualquer dia desses. "Verve" e "Masquerade", junto a uma antiga composição minha de 1997 que batizei de "Leitmotiv" são as únicas músicas das 18 canções das Andaluz Aurora Demos previstas para serem gravadas até a nossa última sessão de gravação (ver posts antigos) à vera que ainda não vieram à tona. É importante salientar que ainda não foram disponibilizadas em sua versão integral ou, pelo menos, alguma versão mais arrumada dos áudios. Mas como eu já tenho os vocais gravados, logo logo eu as postarei no site e avisarei a todos que lêem este blog. À exceção de "Leitmotiv", com cunho mais sócio-político, os textos de ambas as músicas são acrobacias que faço com palavras e idéias relacionadas às minhas motivações para escrever os textos da compilação de canções que batizei de Andaluz Aurora. Só tem um porém: de "Leitmotiv" e "Andaluzia" não possuímos nenhuma gravação multitrack decente, então provavelmente postarei gravações de violão e voz toscaças de cada uma delas para depois, quem sabe algum dia, voltarmos a trabalhá-las em estúdio. Como já disse, todas as nossas gravações até o momento são pré-produções de algo que pode vir a receber tratamento técnico mais adequado futuramente.

Como já disse, "Verve" é um despretensioso devaneio de metalinguagem. Mas ela serve como uma espécie de "manual" para o "entendimento" das demais letras das Andaluz Aurora Demos. É uma homenagem ao caráter open-source relativo ao entendimento de todo texto que valha a pena ser lido, aqueles aos quais o leitor se identifica a ponto de apropriar-se de uma maneira simbólica do mesmo. Escrevi o texto tendo em mente as palestras do escritor Ítalo Calvino compiladas no livro Seis Propostas para o Próximo Milênio. Mas nada de querer elocubrar muito, simplesmente escrevi um longo texto sobre as possíveis motivações que nos levam ao ato de escrever e depois editei a parada de forma que coubesse na música.

A música surgiu em um ensaio na casa dos Kowarski, na época em que fizemos gravações caseiras circa 2004 dos temas que vínhamos tocando regularmente. Eram uns seis temas: "Azure", "Lava", "Jingle", "Pródigo", "Verve" e mais o cover do Hüsker Dü, e ela foi a composição mais recente a entrar na lista. Fizemos a música juntos numa jam e eventualmente a tocávamos nos ensaios, mas nunca cheguei a cantar a música junto com os caras nessas ocasiões. Também nunca gostei muito das guitarras, elas destoavam do geral e a afinação que uso é a mais esquisita das que manejo regularmente - com esta combinação só toco esta música e mais uma (per)versão que fiz de um clássico. Mas de alguma forma curtia a simples progressão de acordes do refrão da música. Quando finalizei o texto e a melodia, a parada passou a fazer sentido a meu ver. Hoje eu acho a música interessante porque ela faz uma determinada "liga" conceitual entre os demais temas. Segundo minha concepção, ela é uma das primeiras faixas do disco I das Andaluz Aurora Demos. Enfim, é um tema que cumpre seu papel. E ponto!

Ando ansioso de liberar logo o restante do material para poder em breve falar mais das músicas novas que trabalho nas horas de folga. Quero fazer um repertório evoluído de meus temas mais esquisitos. O interessante é que o trabalho não é nada demorado. Basta uma hora de treino por dia (não muito diferente do esquema corre-corre da produção de textos para este blog) e já dá pra perceber a evolução dos novos temas, aos quais também posso até incluir riffs antigos rearranjados se me der na telha.

Enfim, pra finalizar a ladainha... "Verve" é música de Arthur Kowarski, Daniel Derenusson e Marcus Marçal, com texto de Marcus Marçal. Como eventualmente tenho primeiramente postado os mp3s no site e só depois de algum tempo seguem os textos, desta vez quis inverter o processo. Apesar de já ter postado no TramaVirtual a versão instrumental, gravada em ensaio de forma rudimentar, resolvi postar o texto antes da versão integral da música, esta que então será munida da delicada melodia que adorna o texto. Só falta mixar!

Texto open-source de Marcus Marçal. Não é permitida a reprodução deste texto de forma alguma sem permissão prévia, seja em sua forma integral ou parcial. Por favor, contate-me antes via e-mail.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO ÍNDICE DAS SEÇÕES

Verve: texto de Marcus Marçal e música de Arthur Kowarski, Daniel Derenusson e Marcus Marçal. Canção do repertório do grupo Andaluz, da compilação Andaluz Aurora Demos. Andaluz é: Arthur Kowarski (baixo), Daniel Derenusson (bateria) e Marcus Marçal (guitarras, voz e textos).

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Ou kra gostei de + espero receber mais sobre vcs. um abraço..

fico na espera em!!

3:08 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home



 

 



Sou Marcus Marçal, jornalista de profissão e músico de coração.

Veja bem, se esta é sua primeira visita, afirmo de antemão que, para usufruir dos textos deste blog, é necessário um mínimo de inteligência. Este blog contém reflexões sobre música, material ficcional, devaneios biográficos, desvarios em prosa, egotrips sonoras e até mesmo material de cunho jornalístico.

E, se você não é muito acostumado à leitura, provavelmente pode ter um pouco de dificuldades com a forma caótica com que as informações são despejadas neste espaço.

Gostaria de deixar claro que os referenciais sobre texto e música aqui dispostos são vastos e muitas das vezes antagônicos entre si. Por essa razão, narrativa-linear não é sobrenome deste espaço, entende?

Tendo isto em mente, fica mais fácil dialogarmos sobre nossos interesses em comum dispostos aqui, pois o entendimento de parte dos textos contidos neste blog não deve ser feito ao pé da letra. E se você por acaso tiver conhecimento ou mesmo noção das funções da linguagem então poderá usufruir mais adequadamente do material contido neste site, munido de ferramentas de responsabilidade de ordem exclusiva ao leitor.

Quero dizer que, apesar da minha formação como jornalista, apenas uma parcela pequena dos textos aqui expostos foi e é concebida com este intuito, o que me permite escrever sem maiores preocupações com formatos ou convenções. Geralmente escrevo o que me dá na telha e só depois eventualmente faço alguma revisão mais atenta, daí a razão de por essas e outras eu deixar como subtítulo para este O SOM DA MÚSICA o bordão VERBORRAGIA DE CÓDIGO-FONTE ABERTO COM VALIDADE RESTRITA, e também porque me reservo ao direito de minhas opiniões se transformarem com o passar do tempo.

Portanto, faço um pedido encarecidamente às pessoas dotadas de pensamento obtuso, aos fanáticos de todos os tipos, aos analfabetos funcionais e às aberrações do tipo: por gentileza, não percam seu tempo com minha leitura a fim de lhes poupar atenção dispensada indevidamente.

Aos leitores tradicionais e visitantes ocasionais com flexibilidade de raciocínio, peço minhas sinceras desculpas. Faço esse blá-blá-blá todo apenas para afastar qualquer pessoa com pouca inteligência. Mesmo porque tem tanta gente por aí que domina as normas da língua portuguesa, mas são praticamente analfabetos funcionais...


As seções do blog você encontra ao lado, sempre no post ÍNDICE DE SEÇÕES, e a partir dele fica fácil navegar por este site pessoal intitulado O SOM DA MÚSICA.

Sinta-se livre para expressar quaisquer opiniões a respeito dos textos contidos no blog, uma vez que de nada vale a pena esbravejar opiniões no cyber espaço sem o aval da resposta do interlocutor.

Espero que este seja um território livre para a discussão e expressão de opiniões, ainda que contrárias as minhas, acerca de nossa paixão pela música. Afinal, de nada valeria escutarmos discos, fazermos músicas, lermos textos, irmos a shows e vivermos nossas vidas sem que pudéssemos compartilhar nossas opiniões a respeito disso tudo.

Espero que você seja o tipo de leitor que aprecie a abordagem sobre música contida neste blog.


De qualquer forma, sejam todos bem-vindos! Sintam-se como se estivessem em casa.

Caso queira entrar em contato, meu email é marcus.marcal@yahoo.com.br.
Grande abraço!
Powered by Blogger