O SOM DA MÚSICA: FRAGMENTOS DE MONOLITO XV

Friday, February 09, 2007

FRAGMENTOS DE MONOLITO XV

"Se eu não trabalhava, alguém dava duro e não faltava grande coisa lá em casa. El Caimán Barbudo sentava na própria cauda à meia-noite, enquanto você sonhava. Depois do batente, Vênus descansava. Marte, sempre cortês, jogava cartas. Preto era o céu, bom de se olhar, onde Três Virgos queriam se arrumar. Se você passava uma semana na praia e depois voltava, mesmo assim a gente dava uma pequena pausa e em ambos mundos se ajeitava".

"Pretendo ter dois lindos filhos: uma menina e um robusto menino. Botar eles na escola desde o princípio e mandar às favas os vizinhos. À noite, ouvem nossos ruídos. O que eles ganham, eles põem no cofre. Um filho, uma árvore e um livro. Herança de gente muito pobre. E terminar todas as fábulas, quando eu sair da chaminé. Depois montar na bicicleta e esperar que eles criem calos nos pés. À noite, ouvem nossos ruídos. Uma vida despojada de sentido e assim nós vamos indo. Minha pequena mulher vai dirigindo e assim nós vamos indo. Meu filho segue torcendo comigo e assim nós vamos indo... Meus filhos foram me chamar: um avião estava preso nos fios. Meus filhos foram me chamar..."

"Era menino e achei que meu pai fosse Deus, foi quando eu mergulhei no mar pela primeira vez. Meu corpo uma ilha cercada de ondas que arrebatam homens ao sabor dos ventos. Na ágora o quase poente da eterna noite, não fosse a providência no afago de teus braços fortes em minha dor lavada que se estende ao Sol, pois o tempo só avara a quem não sabe esperar. Senhor da razão, pai da criação na eternidade daquele instante fugaz em que singravam águas borrascas de vento amigo a proclamarem no mais agradável dos sonos telemaquias minhas a meu herói forasteiro e, envolto em manto esplêndido no ventre da natureza-mãe que no peito alberga um coração de ferro, sou acolhido na noite divina e aquecido pelo clarão da chama no coração materno do Sol que levanta e cedo madruga a fazer o barco da sorte aprumar. Já que o medo também é força nos cabos da tormenta e o belo mar, generoso, se compreendemos a força que temos, ricocheteia, a boa esperança, os dentes podres da bocarra desditosa de quem se atreve a fazer troça do velho por sua inestimável bondade de nunca mitigar a verdade. Culpe minha língua gorda de insultos que me escaparam à boca fechada e me perdoa por não saber o que dizia ao praguejar insolência a teu exemplo de vida. A voz enlouquecida de um bêbado, um brinquedo quebrado nas mãos do ventríloquo até quando eu desenhasse na areia com olhos de criança o mundo e aos montes me chegassem moedas ao chapéu deste nobre vagabundo. Tudo o que você me ensinou é certo, eu precisava lhe dizer isso. Pois se eu falhasse, seria apenas uma lágrima, a enxugaria como ao suor do teu rosto e se eu caísse do chão eu me levantaria porque eu não vou te decepcionar, nem vou me render. Sei que não posso parar o tempo ou tampouco voltar atrás, mas te peço que realmente acredite nestas palavras que eu digo neste paradoxo de tempo e lugar onde rebelião é sopro de vida. Bálsamo que cura e seca a minha dor... Porque quanto mais vida afora eu caminhava a procurar o caminho de casa, o lar perfeito das lembranças de infância, mais eu sabia que não voltaria atrás. O vasto mundo parece cinema, paraíso dos sonhos, manjedoura da vida. Ópera em palco de épicos dramas que só a nós cabe chorar e atravessar os abismos da alma que nos levam aos campos eternamente floridos das nossas alegrias fecundas. Porque não vou te decepcionar..."

Transcrições sem intuito comercial de "Ambos Mundos", "Pai" e "O Velho e O Mar". "Ambos Mundos" e "Pai" são textos de Cadão Volpato para canções do grupo Fellini. "O Velho e O Mar" (1997) é canção de código-fonte aberto. Texto e música de Marcus Marçal. Canção do repertório do grupo Andaluz, da compilação Andaluz Aurora Demos. Andaluz é: Arthur Kowarski (baixo), Daniel Derenusson (bateria) e Marcus Marçal (guitarras, voz e textos). Não é permitida a reprodução deste texto de forma alguma sem permissão prévia, seja em sua forma integral ou parcial. Por favor, contate-me antes via e-mail.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO ÍNDICE DE SEÇÕES

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home



 

 



Sou Marcus Marçal, jornalista de profissão e músico de coração.

Veja bem, se esta é sua primeira visita, afirmo de antemão que, para usufruir dos textos deste blog, é necessário um mínimo de inteligência. Este blog contém reflexões sobre música, material ficcional, devaneios biográficos, desvarios em prosa, egotrips sonoras e até mesmo material de cunho jornalístico.

E, se você não é muito acostumado à leitura, provavelmente pode ter um pouco de dificuldades com a forma caótica com que as informações são despejadas neste espaço.

Gostaria de deixar claro que os referenciais sobre texto e música aqui dispostos são vastos e muitas das vezes antagônicos entre si. Por essa razão, narrativa-linear não é sobrenome deste espaço, entende?

Tendo isto em mente, fica mais fácil dialogarmos sobre nossos interesses em comum dispostos aqui, pois o entendimento de parte dos textos contidos neste blog não deve ser feito ao pé da letra. E se você por acaso tiver conhecimento ou mesmo noção das funções da linguagem então poderá usufruir mais adequadamente do material contido neste site, munido de ferramentas de responsabilidade de ordem exclusiva ao leitor.

Quero dizer que, apesar da minha formação como jornalista, apenas uma parcela pequena dos textos aqui expostos foi e é concebida com este intuito, o que me permite escrever sem maiores preocupações com formatos ou convenções. Geralmente escrevo o que me dá na telha e só depois eventualmente faço alguma revisão mais atenta, daí a razão de por essas e outras eu deixar como subtítulo para este O SOM DA MÚSICA o bordão VERBORRAGIA DE CÓDIGO-FONTE ABERTO COM VALIDADE RESTRITA, e também porque me reservo ao direito de minhas opiniões se transformarem com o passar do tempo.

Portanto, faço um pedido encarecidamente às pessoas dotadas de pensamento obtuso, aos fanáticos de todos os tipos, aos analfabetos funcionais e às aberrações do tipo: por gentileza, não percam seu tempo com minha leitura a fim de lhes poupar atenção dispensada indevidamente.

Aos leitores tradicionais e visitantes ocasionais com flexibilidade de raciocínio, peço minhas sinceras desculpas. Faço esse blá-blá-blá todo apenas para afastar qualquer pessoa com pouca inteligência. Mesmo porque tem tanta gente por aí que domina as normas da língua portuguesa, mas são praticamente analfabetos funcionais...


As seções do blog você encontra ao lado, sempre no post ÍNDICE DE SEÇÕES, e a partir dele fica fácil navegar por este site pessoal intitulado O SOM DA MÚSICA.

Sinta-se livre para expressar quaisquer opiniões a respeito dos textos contidos no blog, uma vez que de nada vale a pena esbravejar opiniões no cyber espaço sem o aval da resposta do interlocutor.

Espero que este seja um território livre para a discussão e expressão de opiniões, ainda que contrárias as minhas, acerca de nossa paixão pela música. Afinal, de nada valeria escutarmos discos, fazermos músicas, lermos textos, irmos a shows e vivermos nossas vidas sem que pudéssemos compartilhar nossas opiniões a respeito disso tudo.

Espero que você seja o tipo de leitor que aprecie a abordagem sobre música contida neste blog.


De qualquer forma, sejam todos bem-vindos! Sintam-se como se estivessem em casa.

Caso queira entrar em contato, meu email é marcus.marcal@yahoo.com.br.
Grande abraço!
Powered by Blogger