O SOM DA MÚSICA: FRAGMENTOS DE MONOLITO XI

Wednesday, December 27, 2006

FRAGMENTOS DE MONOLITO XI

Minha Renda / Poder, Sorriso, Fama / Controle Total

"Você me prometeu um apartamento em Ipanema e iate em Botafogo, se eu entrasse no esquema. Contrato milionário, grana, fama e mulheres (basbaque boboca BBB7 mode on). A música não importa, o importante é a renda! Tenho de fazer sucesso antes que seja tarde. Eles acham que eu vendo, eu tenho uma boa imagem (bacalhau mode on). O meu produtor, ele gosta de mim (claque eletrônica mode on). Grana vale mais do que a minha dignidade! Tocar no Chacrinha ou na televisão, tudo isso ajuda para a minha divulgação. Isso quer dizer mais grana pra produção - e pra mim! Você me comprou, pôs meu talento a venda. Você me ensinou que o importante é a renda. Contrato milionário, grana, fama e mulheres (flautista de hamelin mode on). A música não importa, o importante é a renda! Ele trocam minhas letras, mudam a harmonia, mas no compacto está escrito que a música é minha. Já sei o que vou fazer pra ganhar muita grana, vou mudar meu nome para Hermano Vianna. Estar no Chacrinha ou na televisão, tudo isso ajuda pra minha divulgação. Isso quer dizer mais grana pra produção - e pra mim! Grana, fama e você! Um lá menor aqui, um coralzinho de fundo (Golden Boys mode on). Minha letra é muito forte? Se quiser, eu a mudo. E tem que ter refrão (mother superior mode on), um refrão repetido! Pra música vender, tem que ser acessível! Ambição - grana, fama e você! Não sei o que fazer, grana está difícil. Tenho que me formar e nem escolhi um ofício. Você é músico, não é revolucionário! Faça o que eu te digo que te faço milionário (cinderela mode on)! Estar no Chacrinha ou na televisão, tudo isso ajuda pra minha divulgação! Isso quer dizer mais grana pra produção - e pra mim! A minha renda!"

"Estou aprendendo muito, confiando nas pessoas. Um tapinha nas costas... Poder, sorriso, fama! Ando fugindo pelas ruas, mas alguém me vê na televisão. Depois que deixei a minha rua, um tapinha nas costas. Poder, sorriso, fama. Poder, sorriso, lama. Estou sofrendo muito, bebendo fico sóbrio. Ninguém sabe o que sinto, olho para o espelho. Ando fugindo pelas ruas, mas alguém me vê na televisão. Ninguém sabe o que sinto. Olho para o espelho, vejo... Poder, sorriso, fama! Poder, sorriso, lama!"

"Eles nos disseram que lançássemos 'controle remoto', mas não queríamos isto pelo selo. Eles disseram, 'Voem para Amsterdã'. A galera caiu na risada, mas a imprensa enloqueceu. Ôoô, alguém é realmente muito esperto. Ôoô, controle total! Isso é uma piada! Na última turnê, meus companheiros mal podiam se apresentar. Eu abriria a porta, mas eles fugiriam novamente. E, em todo hotel em que estávamos, nos encontrávamos com a lei. Venham para a festa, venham para se certificarem! Ôoô, fizemos alguma coisa errada? Ôoô, controle total, até mesmo sobre esta canção! Eles disseram que teríamos liberdade artística quando assinamos aquele pedaço de papel. Eles nos deram a entender que então faríamos um mooon-te de bufunfa e que só nos preocupássemos com isso depois. Ôoô, eu nunca vou entender! Ôoô, controle total! 'Xô ver sua outra mão! Eu não confio em você, então por que você confiaria em mim? Ahnn? Por todo canto as notícias correram rápido! Eles são sujinhos, são imundinhos. Não vão durar! Este é o publicista falando. Sou controlado no corpo, controlado na mente! Controle Total - isto significa VOCÊ!"

Citações de "Minha Renda" (1986) e "Poder, Sorriso, Fama" (1988), respectivamente textos de Plebe Rude e Edgard Scandurra, mais tradução tosquinha e de código-fonte aberto de "Complete Control" (1979), texto de Mick Jones e Joe Strummer, feitas por Marcus Marçal, sem intuito comercial. Não é permitida a reprodução da tradução de forma alguma sem permissão prévia, seja em sua forma integral ou parcial. Por favor, contate-me antes via e-mail.

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO ÍNDICE DE SEÇÕES

2 Comments:

Blogger kid vinil said...

oi marcus
valeu pelo seu comentário no meu blog, qq coisa meu email é kidvinyl@gmail.com, abs

10:39 AM  
Blogger O SOM DA MÚSICA said...

fala, kid!
eu é que agradeço pela sua visita!
abraço

11:43 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home



 

 



Sou Marcus Marçal, jornalista de profissão e músico de coração.

Veja bem, se esta é sua primeira visita, afirmo de antemão que, para usufruir dos textos deste blog, é necessário um mínimo de inteligência. Este blog contém reflexões sobre música, material ficcional, devaneios biográficos, desvarios em prosa, egotrips sonoras e até mesmo material de cunho jornalístico.

E, se você não é muito acostumado à leitura, provavelmente pode ter um pouco de dificuldades com a forma caótica com que as informações são despejadas neste espaço.

Gostaria de deixar claro que os referenciais sobre texto e música aqui dispostos são vastos e muitas das vezes antagônicos entre si. Por essa razão, narrativa-linear não é sobrenome deste espaço, entende?

Tendo isto em mente, fica mais fácil dialogarmos sobre nossos interesses em comum dispostos aqui, pois o entendimento de parte dos textos contidos neste blog não deve ser feito ao pé da letra. E se você por acaso tiver conhecimento ou mesmo noção das funções da linguagem então poderá usufruir mais adequadamente do material contido neste site, munido de ferramentas de responsabilidade de ordem exclusiva ao leitor.

Quero dizer que, apesar da minha formação como jornalista, apenas uma parcela pequena dos textos aqui expostos foi e é concebida com este intuito, o que me permite escrever sem maiores preocupações com formatos ou convenções. Geralmente escrevo o que me dá na telha e só depois eventualmente faço alguma revisão mais atenta, daí a razão de por essas e outras eu deixar como subtítulo para este O SOM DA MÚSICA o bordão VERBORRAGIA DE CÓDIGO-FONTE ABERTO COM VALIDADE RESTRITA, e também porque me reservo ao direito de minhas opiniões se transformarem com o passar do tempo.

Portanto, faço um pedido encarecidamente às pessoas dotadas de pensamento obtuso, aos fanáticos de todos os tipos, aos analfabetos funcionais e às aberrações do tipo: por gentileza, não percam seu tempo com minha leitura a fim de lhes poupar atenção dispensada indevidamente.

Aos leitores tradicionais e visitantes ocasionais com flexibilidade de raciocínio, peço minhas sinceras desculpas. Faço esse blá-blá-blá todo apenas para afastar qualquer pessoa com pouca inteligência. Mesmo porque tem tanta gente por aí que domina as normas da língua portuguesa, mas são praticamente analfabetos funcionais...


As seções do blog você encontra ao lado, sempre no post ÍNDICE DE SEÇÕES, e a partir dele fica fácil navegar por este site pessoal intitulado O SOM DA MÚSICA.

Sinta-se livre para expressar quaisquer opiniões a respeito dos textos contidos no blog, uma vez que de nada vale a pena esbravejar opiniões no cyber espaço sem o aval da resposta do interlocutor.

Espero que este seja um território livre para a discussão e expressão de opiniões, ainda que contrárias as minhas, acerca de nossa paixão pela música. Afinal, de nada valeria escutarmos discos, fazermos músicas, lermos textos, irmos a shows e vivermos nossas vidas sem que pudéssemos compartilhar nossas opiniões a respeito disso tudo.

Espero que você seja o tipo de leitor que aprecie a abordagem sobre música contida neste blog.


De qualquer forma, sejam todos bem-vindos! Sintam-se como se estivessem em casa.

Caso queira entrar em contato, meu email é marcus.marcal@yahoo.com.br.
Grande abraço!
Powered by Blogger