O SOM DA MÚSICA: ÁLBUM DE RETRATOS II

Saturday, July 29, 2006

ÁLBUM DE RETRATOS II

MEADOS DE 1989
Saio das aulas do último ano colegial e perambulo pela cidade. Sempre invento alguma atividade para poder almoçar sozinho a qualquer hora que quero. Visito eventualmente uma biblioteca da cidade, mas às vezes vou para a casa de algum amigo, que provavelmente deve achar que quero filar o rango da casa, mas dificilmente almoço na casa dos outros. Simplesmente minha motivação para passatempo não é exatamente esta. Nessa época, firmo amizade com um maluco um pouco mais novo, o OBG, conhecido de alguns amigos meus e rechaçado pelas costas por todos eles. O bacana é que o sujeito mora sozinho com a mãe que trabalha fora e fica boa parte da tarde sem fazer nada que preste. Como o cara tem uma vasta coleção de vídeos e LPs que sequer tem tempo de consumi-los, às vezes bato lá na casa do maluco para trocar idéias. E volta e meia o sujeito bota uma pilha de VHS para assistirmos de bobeira a vários daqueles shows oficiais ou não que afiguram na videoteca de qualquer adolescente bem abastecido de música nos anos 80, de rock nacional a artistas estrangeiros. Principalmente material obscuro de hard rock feito de meados dos anos 70 até a metade dos anos 80, apesar de também material da vanguarda metal da época que ainda me é ininteligível enquanto instrumentista. Uma amiga de escola que conheço desde a infância é sua vizinha de frente e o cara é apaixonado por ela, que já fora sua namorada, mas naquela época começa a namorar outro amigo meu da época. Ela tem uma irmã mais nova linda que todo mundo vive secando e vagabundo não acredita quando ela se interessa pelo moreno aqui e começamos um namorico. Menos ainda quando não a procuro mais porque me chateio com alguma coisa que me disse. A vida na faculdade está a caminho, mas ainda cismo de fazer música. Não toco porra nenhuma mais, havia deixado de lado as aulas de violão clássico e quero fazer rock dos mais burrões possíveis. Acelga, o baterista da banda – se é que aquilo poderia se chamar assim – havia debandado devido a problemas em casa e por isso não ensaiamos há muito tempo, apenas quando o baixista Tutu convencia um amigo vizinho a emprestar a aparelhagem e sua habilidade nos tambores para levarmos um som. Em troca, o cara faz às vezes de baixista no conjunto do baterista. E de tanto falarmos de música, meu amigo-videoteca compra uma bateria artesanal que rodava de mão em mão pelos batuqueiros da cidade. O sujeito conhece mais rock e música pop do que eu na época, então naturalmente a banda pode engrenar. Passo novamente a praticar a guitarra todos os dias em vez de deixar a tarefa para outro amigo, fissurado em música brega e quase anti-rock, que musicava meus textos. Tiramos o cara da banda, sem traumas de ambas as partes. Enquanto volto a evoluir no instrumento a cada dia, o novo baterista OGB não parece se adequar às nossas vontades e capacidades musicais, tampouco às nossas motivações em comum. Tutu, o baixista da banda até então é um músico bem melhor que eu a ponto de achar que o cara firula demais, quando na verdade poderia ter se tornado futuramente um exímio baixista no sentido clássico do termo. E eu volto a curtir mais a guitarra, influenciado pelos instrumentistas de rock pesado. Mas o baterista, gordão, não consegue tocar as levadas que tem em mente. Não tem fôlego, nem técnica para tanto. E assim firmamos amizade com um baterista de primeira que é apaixonado pela irmã da vizinha do aspirante a batera, que parece almejar a oportunidade de estar mais próximo de sua amada em nossa companhia. O foda é que nosso baterista gordão começa a entrar numa de, já que não consegue ser baterista, forçar a barra para se tornar vocal da banda, posto que não está vago. E sutilmente me mina gratuitamente em comentários pejorativos aos quais equiparava de forma magnânima seus supostos talentos vocais. Percebo, mas deixo correr. Porra, o sujeito se gaba de conseguir entoar timbre semelhante ao do vocalista do grupo Traje de Banho Feminino Enfiado na Bunda. Por meu lado, anos depois perceberei que o sujeito tinha razão em suas críticas em relação a mim, mas as expõe da forma mais burra possível. Ninguém aqui é exímio instrumentista e só queremos levar um som com uma identidade que sequer criáramos até então. Mas o sujeito começa uma campanha de me tirar da minha própria banda e passa a querer vuduzar a cabeça de um por um. E o cara é meu amigo e até se convidou para ir comigo para a casa de meus parentes no litoral, convite que dificilmente eu faço. E não o fiz. Joguei um caô de que a dona-da-casa não permite visitas para ver se o sujeito se manca, mas, mesmo assim, o sacripanta pega o telefone que poucas pessoas têm e liga para se certificar. Apesar da minha orientação expressa, a dona-da-casa convida o cara. Puta merda! O tempo vira durante o feriado. E quando a coisa do vudu vocal começa incomodar a todos nós envolvidos com a banda, falo com o cara na moral jogando na cara tudo o que ele falava pelas minhas costas. O sujeito é afeito a se impor pelo tamanho, inclusive com brincadeiras escrotas de quem fez duas aulas de judô e se acha numa de pegar os amigos desprevenidos para demonstrar sua força e técnica. Você sabe, quando se é adolescente, em caso de porrada em proximidade, gordura é sinal de força se você é esbelto. Mas naquele momento foi surpreendido e começou a dissimular, a dizer que não era nada daquilo. Como a guarda estava baixa, eu disse na lata do sujeito as minhas opiniões a seu respeito e o cara ouviu sem acreditar que eu estivesse ciente de sua tramóia o tempo todo. Daí ouve coisas que sequer imagina, escuta tanta merda suficiente para se chatear a ponto de sua mãe me ligar para tirar satisfações. Aí eu não agüento. Retruco o que dá com a senhora e depois ainda aviso o cara sobre o ocorrido, amigo que eu era e deixava de ser. O cara se desmotiva totalmente da idéia de tentar fazer música para o bem da humanidade, mas a partir daí, minha bandinha de adolescência – se é que poderia se chamar assim, pois nem formação fixa tinha, o que justifica meu total descaso pelos projetos coletivos tão em voga hoje em dia – nunca mais seria a mesma. Para o bem e para o mal.
Continua...

Texto de Marcus Marçal
Todos os direitos reservados ao autor. Não é permitida a reprodução deste texto de forma alguma sem permissão prévia, seja em sua forma integral ou parcial. Por favor, contate-me antes via
e-mail

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home



 

 



Sou Marcus Marçal, jornalista de profissão e músico de coração.

Veja bem, se esta é sua primeira visita, afirmo de antemão que, para usufruir dos textos deste blog, é necessário um mínimo de inteligência. Este blog contém reflexões sobre música, material ficcional, devaneios biográficos, desvarios em prosa, egotrips sonoras e até mesmo material de cunho jornalístico.

E, se você não é muito acostumado à leitura, provavelmente pode ter um pouco de dificuldades com a forma caótica com que as informações são despejadas neste espaço.

Gostaria de deixar claro que os referenciais sobre texto e música aqui dispostos são vastos e muitas das vezes antagônicos entre si. Por essa razão, narrativa-linear não é sobrenome deste espaço, entende?

Tendo isto em mente, fica mais fácil dialogarmos sobre nossos interesses em comum dispostos aqui, pois o entendimento de parte dos textos contidos neste blog não deve ser feito ao pé da letra. E se você por acaso tiver conhecimento ou mesmo noção das funções da linguagem então poderá usufruir mais adequadamente do material contido neste site, munido de ferramentas de responsabilidade de ordem exclusiva ao leitor.

Quero dizer que, apesar da minha formação como jornalista, apenas uma parcela pequena dos textos aqui expostos foi e é concebida com este intuito, o que me permite escrever sem maiores preocupações com formatos ou convenções. Geralmente escrevo o que me dá na telha e só depois eventualmente faço alguma revisão mais atenta, daí a razão de por essas e outras eu deixar como subtítulo para este O SOM DA MÚSICA o bordão VERBORRAGIA DE CÓDIGO-FONTE ABERTO COM VALIDADE RESTRITA, e também porque me reservo ao direito de minhas opiniões se transformarem com o passar do tempo.

Portanto, faço um pedido encarecidamente às pessoas dotadas de pensamento obtuso, aos fanáticos de todos os tipos, aos analfabetos funcionais e às aberrações do tipo: por gentileza, não percam seu tempo com minha leitura a fim de lhes poupar atenção dispensada indevidamente.

Aos leitores tradicionais e visitantes ocasionais com flexibilidade de raciocínio, peço minhas sinceras desculpas. Faço esse blá-blá-blá todo apenas para afastar qualquer pessoa com pouca inteligência. Mesmo porque tem tanta gente por aí que domina as normas da língua portuguesa, mas são praticamente analfabetos funcionais...


As seções do blog você encontra ao lado, sempre no post ÍNDICE DE SEÇÕES, e a partir dele fica fácil navegar por este site pessoal intitulado O SOM DA MÚSICA.

Sinta-se livre para expressar quaisquer opiniões a respeito dos textos contidos no blog, uma vez que de nada vale a pena esbravejar opiniões no cyber espaço sem o aval da resposta do interlocutor.

Espero que este seja um território livre para a discussão e expressão de opiniões, ainda que contrárias as minhas, acerca de nossa paixão pela música. Afinal, de nada valeria escutarmos discos, fazermos músicas, lermos textos, irmos a shows e vivermos nossas vidas sem que pudéssemos compartilhar nossas opiniões a respeito disso tudo.

Espero que você seja o tipo de leitor que aprecie a abordagem sobre música contida neste blog.


De qualquer forma, sejam todos bem-vindos! Sintam-se como se estivessem em casa.

Caso queira entrar em contato, meu email é marcus.marcal@yahoo.com.br.
Grande abraço!
Powered by Blogger