O SOM DA MÚSICA: CANHOTO DE INGRESSO XIV: Queensrÿche revisa sua discografia durante encerramento da excursão brasileira em SP

Friday, October 24, 2008

CANHOTO DE INGRESSO XIV: Queensrÿche revisa sua discografia durante encerramento da excursão brasileira em SP

17/05/2008 - 02h56
MARCUS MARÇAL
http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/05/17/ult89u9062.jhtm


Nesta sexta-feira (16), o grupo norte-americano Queensrÿche apresentou vários temas de sua discografia em show para 4.000 pessoas no Credicard Hall, em São Paulo, no encerramento de sua terceira excursão brasileira. A banda liderada pelo vocalista Geoff Tate entrou em cena às 22h15, com as músicas "Best I Can", "NM 156" e "Screaming in Digital".



Em seguida, Tate cumprimentou a platéia e o quinteto também formado por Scott Rockenfield (bateria), Eddie Jackson (baixo), Michael Wilton e Mike Stone (guitarras) apresentou duas músicas de "Operation Mindcrime II" (2006): "Hostage" e "The Hands".

Com maior destaque para os temas de "Empire" (1990), o repertório de vinte canções distribuídas em aproximadamente 105 minutos de show também pinçou material dos álbuns "The Warning" (1984), "Rage For Order" (1986), "Operation Mindcrime" (1988), "Promised Land" (1994), "Operation Mindcrime II" (2006), "Take Cover" (2007) e até mesmo registros mais obscuros do Queensrÿche em disco, como as canções "Last Time In Paris" e "The Lady Wore Black" --da trilha sonora do filme "The Adventures of Ford Fairlane" (1990) e do EP epônimo lançado em 1983, respectivamente. Apenas os álbuns "Hear in the Now Frontier" (1997), "Q2K" (1999) e "Tribe" (2003) ficaram de fora da seleção.

Tate reverenciou o Black Sabbath antes de anunciar a releitura para "Neon Knights", um dos grandes momentos do show. E depois destacou peculiaridades da cidade de Seattle, onde o quinteto foi formado --tais como a Microsoft e o acentuado índice pluviométrico-- denominando-a pelo apelido de "Jet City Woman", antes de apresentar a canção de mesmo nome, do álbum "Empire". Com a música "Eyes Of a Stranger", o quinteto encerrou a primeira parte do roteiro e saiu do palco às 23h30.

Após uma rápida pausa, o guitarrista Mike Stone entrou em cena com uma guitarra baiana tocou trechos do chorinho "Brasileirinho" (de Waldir Azevedo) e do "Hino Nacional Brasileiro" (música de Francisco Manuel da Silva).

Na seqüência, o Queensrÿche apresentou um bis de quatro temas, com destaque para "Take a Hold of the Flame" e "Silent Lucidity", o maior sucesso do quinteto norte-americano. A platéia ainda gritou por mais uma canção, enquanto Tate deflagrava uma bandeira nacional e o grupo se despedia do palco pouco depois de meia-noite.

O rebuscado rock pesado do Queensrÿche hoje pode não surpreender aos apreciadores mais radicais de rock pesado. No entanto, seu grande mérito é manter-se coerente aos próprios princípios, por meio de uma identidade sonora construída durante 27 anos em atividade.

Veja abaixo a lista de músicas apresentadas pelo Queensrÿche no encerramento de sua terceira excursão brasileira:
- "Best I Can"
- "NM 156"
- "Screaming in Digital"
- "Hostage"
- "The Hands"
- "Brigde"
- "The Killing Words"
- "Another Rainy Night (Without You)"
- "Gonna Get Close to You"
- "Walk in the Shadows"
- "Neon Knights"
- "Last Time in Paris"
- "Breaking the Silence"
- "Anybody Listening?"
- "Jet City Woman"
- "Eyes of a Stranger"
- "The Lady Wore Black"
- "Empire"
- "Take a Hold of the Flame"
- "Silent Lucidity"

Contatos pelo email marcus.marcal@uol.com.br


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