NA CABECEIRA II
Renato Russo de A a Z – As idéias do líder da Legião Urbana
(Ed. Letra Livre)
(Ed. Letra Livre)
A Editora Letra Livre dá continuidade ao registro em livro das idéias de Renato Russo. Vale lembrar que a mesma empresa já havia lançado Conversações com Renato Russo em 1996, um apanhado de entrevistas do cantor, do período entre 1985 e 1996, lançado pouco depois de sua morte. Com coordenação editorial de Simone Assad, o livro é o resultado de um longo trabalho de pesquisa – compreendendo entrevistas, artigos, sites criados por fãs – e mostra a opinião do legionário-mor quanto aos mais variados assuntos: dos mais sérios aos mais despretensiosos.
Sem dúvida, é um trabalho dirigido principalmente às novas legiões de fãs do grupo. Mas também serve como iniciação a quem queira se aprofundar no pensamento de Russo, um fenômenos que só faz crescer mesmo depois de quatro anos de seu desaparecimento. Por essa razão, é fundamental que apareçam mais registros sobre o artista, pois é a partir dessa documentação que se inaugura gradativamente uma tradição de rock`n roll books por aqui no Brasil. Isso é algo mais que corriqueiro no exterior, onde se encontra registros em livro sobre os artistas mais populares, mas em nosso país a coisa ainda é incipiente por enquanto...
Se você acompanhou intensamente o período retratado no livro, vale reler as declarações do legionário. Mas se você ainda era muito jovem na época, então vai encontrar um farto manancial para entender um pouco do que se passava na mente daquele cara que expressava seus sentimentos em canções de poucos acordes que encantavam multidões. Suas letras tratavam de assuntos universais em sintonia com os possíveis questionamentos de jovens de todos os tempos, pois abordavam temas de interesse para todos nós, afinal de contas ainda somos tão jovens e, como já sabemos, a legião urbana sempre vence!
Texto de Marcus Marçal publicado em 2000. Não é permitida a reprodução deste texto de forma alguma sem permissão prévia, seja em sua forma integral ou parcial. Por favor, contate-me antes via email.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home